quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Guia para Oráculo



Bom, se você começou a jogar faz pouco tempo e prefere seguir sozinho, esta classe não é aconselhável, pois o oráculo é aquele que mais necessita de uma aliança para progredir no jogo. Isso não quer dizer que seja uma classe ruim e dependente, pelo contrário, todas as outras classes irão depender de um oráculo inúmeras vezes durante o jogo; seja para batalhas de JcJ, calabouços, chefes e alianças para subir de nível rapidamente.

Resumo da classe

Numa construção básica, o oráculo é o suporte para toda a aliança, pois mantém seus aliados vivos e mais fortes durante o combate, além de poder ressuscitá-los, desfazer as sinas ativas e transformá-los em animais imperceptíveis aos monstros. Por ser uma classe baseada em sabedoria (WIS), sua resistência aos ataques mágicos é absurda e seus pontos de mana são invejáveis, sendo um osso duro de roer para os magos e pagãos, porém, a defesa física não é das melhores e por isso deve ser bem planejada na construção do personagem.

Uma característica interessante do oráculo é que este possui domínio sobre o único elemento não disponível aos pagãos e magos, o elemento água, entretanto é o seu único elemento (enquanto pagãos e magos constroem magias baseadas em 3 elementos, os oráculos só as constrói baseadas em água).

Construção dos atributos
O oráculo é baseado em sabedoria (WIS) e recebe um ponto extra desse atributo a cada novo nível, então, levando em conta que um oráculo é um curandeiro e precisa de muita sabedoria, deveríamos construí-lo todo em WIS, certo? Talvez não! Antes de iniciar o jogo com um oráculo, você precisa saber se terá amigos sempre prontos a acompanhar-te, pois se por algum acaso vir-se só durante o jogo irá penar para matar monstros e manter-se vivo, ademais, sem defesa física você será presa fácil no PVP. Visto isso, se não tiver uma Guilda para dar-te suporte ou amigos que joguem sempre ao mesmo tempo, pode tentar atribuir pontos a REC e INT para se safar destes 'momentos ruins'.

Algumas construções pra exemplificar:
Modo Normal:
5 WIS - Curandeiro puro
3 WIS 2 INT - Curandeiro com certo ataque
4 WIS 1 REC - Curandeiro com certa defesa
3 WIS 2 REC - Curandeiro com boa defesa
Modo Difícil:
7 WIS - Curandeiro puro
4 WIS 2 INT 1 REC - Híbrido com ataque e certa defesa
5 WIS 2 REC - Curandeiro com boa defesa
1 WIS 4 INT 2 REC - Oráculo de batalha

Baseio-me mais no curandeiro para esses atributos, mas com o tempo você encontrará construções híbridas melhores, dependendo dos lápis que conseguir. Por falar em lápis, lembre-se que costumeiramente o lápis de sabedoria é bem mais barato do que um lápis de segurança, portanto pode ficar mais em conta construir um personagem com REC e complementar seus atributos com lápis de WIS.

Habilidades
Dependendo do que quer para seu oráculo, é bom não se empolgar muito com algumas magias, pois as principais habilidades requerem uns bons pontos: faça um planejamento de distribuição de pontos para não ficar na mão, pois precisará certamente de nível máximo na Aura de Paz, Orador, Ressurreição (nível 2 basta), Dissipação e todas as skills de cura.

Jogabilidade em Aliança
Um erro do oráculo pode custar à vida de toda uma aliança, portanto, tenham em mente os seguintes passos:

1 - Mantenha a habilidade 'Orador' (Prayer) sempre ativa, pois aumenta força, sabedoria e vitalidade de todos da aliança.

2 - Dê a habilidade 'Aura de Paz' primeiro para você mesmo e depois para todos da aliança (aumenta pontos de vida), pois saberá quando precisará renovar de todos.

3 - Atribua ao jogador mais forte, geralmente um guardião ou guerreiro, o posto de tanker (o jogador que receberá os golpes dos monstros) e avise a todos da aliança para esperarem que ele puxe os monstros e que ele ataque. Assim ficará mais fácil curar.

4 - Fique de olho na lista de jogadores da aliança, ao lado da tela, pois as sinas e venenos aparecerão como ícones piscantes ao lado do nome do jogador. Desde que o tanker não esteja necessitando de cura para não morrer, disperse todas as sinas e venenos (a habilidade Dispersar em níveis menores não consegue eliminar todas as sinas, portanto trabalhe pra tê-la no nível 3).

5 - Lidere a aliança, diga o que devem fazer, deixe um kamikaze morrer pra aprender que o trabalho é em equipe.

6 - Se você for atacado, não corra para longe nem o ataque, corra para onde está o tanker e espere ele atacar o monstro umas duas vezes para que o monstro passe a segui-lo em vez de seguir você.

7 - Deixe bem claro pra todos da aliança que se um deles for atacado e estiver prestes a morrer, não correr na sua direção. Se você estiver curando o tanker e alguém correr pra cima de ti, você fatalmente terá que escolher salvar um ou o outro: se salvar quem corre o tanker morrerá e os monstros que o mataram matarão a aliança inteira, se salvar o tanker quem correu na sua direção morrerá e o monstro que o matou te mata.

8 - Preste bastante atenção aos lugares onde os monstros estavam antes de morrer, pois em pouco tempo eles renascerão no mesmo lugar e podem atrapalhar a cura. (créditos a Dragonsoultaker)

9 - Sua distância máxima para realizar uma cura é grande, então use isso: muito monstros possuem habilidades para causar dano por área e, se você estiver próximo, pode ser atingido e ter a cura abortada (há um tempo de construção da magia de cura, portanto esta magia será abortada se você for atingido).

10 - (REGRA DE OURO) (SIGA ELA SEMPRE)
Nunca pare de curar pra ressuscitar alguém, pois aí poderá ter que ressuscitar dois, ou três, ou todos: ressurreição é apenas para os no modo EXTREMO e após os monstros estarem todos mortos.
OBS: precisará ter a habilidade Ressurreição no nível 2 para ressuscitar personagens de Modo Extremo.

Autor: weyll

Nenhum comentário:

Postar um comentário